Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Minas Gerais > Ferros > Parede Principal – Direita

Ampliar imagem Parede Principal – Direita
Foto: Pedro Bugim
Parede Principal - Direita - esquema de trilhas
Parede Principal – Direita
Cadastrada por: Luciano Bender, em 15-02-2019 às 22:25
Descrição: A Parede Principal é uma das principais atrações para os escaladores que visitam Ferros. Também conhecida como "Paredes de Aço", conta com vias entre 18 e 220 metros. Esta parede colossal possui cerca de dois quilômetros de extensão, desde sua extremidade direita (Setor Clássicas Curtas) à sua extrema esquerda (Setor Clássicas Longas), com vias de praticamente todos os tipos.

A predominância é de vias em agarras e ótimos abaulados / buracos, conferindo ao escalador lances bem estéticos. Como não poderia deixar de ser, estas paredes apresentam também boas passadas em aderência.

O interessante é o fato de a parede apresentar vias curtas e longas, ambas, tanto com graduações elevadas, quanto com graduações bem simplórias, agradando a todos os gostos.

SETOR DA DIREITA

Localizado no início da Parede Principal, com vias de pequena extensão e muito boas para um primeiro contato com o tipo de escalada da região. Concentra vias que vão de 20 a 100 metros, em sua maioria bem protegidas por grampos de ½", com predominância de agarras, regletes e buracos, e possuindo por vezes algumas fendas interessantes.
Como chegar à base: O acesso às bases pode ser feito por duas picadas que derivam da trilha principal do Vale do Roncador - ambas aproximadamente 200 metros após a primeira travessia do córrego.

Na primeira opção, pega-se a bifurcação para a esquerda e, com poucos metros de caminhada, cruza-se novamente o córrego. A descida é amena, porém, após atravessar o córrego, existe um pequeno barranco. Tocando para cima, chega-se na base da via "Rapidinha no Escurinho".

Na segunda picada, pega-se a bifurcação à esquerda, descendo por uma trilha um pouco íngreme antes de cruzar o córrego, para, então, voltar a subir, chegando à base da via "O Burro e o Capacete", onde se encontra o esqueleto de um burro que veio a falecer após cair do topo da parede (e que serviu de inspiração ao nome da via).
Fonte: VERGNANO, Pedro Bugim Ruel; MAGALHÃES, Antonio Carlos; GOMES, Celso José Ferreira. Guia de Escaladas de Ferros/MG. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2018. Disponível em http://www.grupounicad.com.br/pedro/Guia_Ferros.pdf